Projeto Pedagógico


" LER, INCLUIR E TRANSFORMAR"



O Projeto da nossa Escola esta navegando pelo universo das histórias, com leituras, contos e recontos. As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado: ao cuidado afetivo; à construção da identidade; ao desenvolvimento da criatividade; ao despertar do imaginário; à capacidade de ouvir o outro e a de se expressar; à integração do indivíduo à sociedade e cultura onde vive. A leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita. Por meio do nosso Projeto, a equipe pedagógica e as crianças estão construindo conhecimentos em torno de expectativas de aprendizagens sugeridas para a educação infantil, experimentando as diversas possibilidades e oportunidades de exploração do meio, integração social, criatividade, imaginação e o brincar.
Os contos, poemas, lendas, histórias diversas, fábulas, além de outros gêneros textuais, são as nossas ferramentas e temos a intenção de que não se esgotem em si mesmos, mas de que sejam trabalhados de modo a ampliar sua exploração e expressão pelas diferentes linguagens.
Vamos passear, brincar, construir, ouvir, criar, aprender muito com a magia dos livros que estão presentes aqui....Venha caminhar com a gente, escute as histórias dos seus filhos e divida as suas histórias com eles, a vida é mais colorida quando entramos nesse universo mágico!
O Projeto Pedagógico de 2014, nasce com o nome de " Ler, Incluir e Transformar", o mesmo nome de um projeto de roda de leitura inclusiva, realizado na Fundação Dorina Nowill, nossa parceira de caminhada para este ano, um momento especial para todos nós, já que nossa escola recebe o nome de uma pessoa tão importante para a educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário